ÁREA DE DEFESA DE INSTITUIÇÕES

FireWatch – Sistema de Deteção Precoce de Fogos Florestais/Rurais

A MICOTEC implementou um upgrade ao Sistema de Deteção Precoce de Fogos Florestais/Rurais instalado na torre do Palácio da Pena em Sintra.

Esta atualização consistiu na instalação de uma nova unidade sensor e um upgrade ao software do centro de controlo com as novas funcionalidades acrescidas pela tecnologia do novo sensor OS7.

O equipamento instalado cumpre a condicionante de ter um alcance de deteção de 15 km, mas a experiência veio a demonstrar que, atendendo às características topográficas dos terrenos envolventes, o âmbito geográfico de deteção alargou-se para além dos 20 km, tendo ao longo destes anos sido detetados precocemente incêndios na extensão norte Parque Natural Sintra-Cascais, nas regiões de Mafra e Ericeira.

Verificámos assim que a localização deste equipamento do Palácio Nacional da Pena tem-se mostrado muito favorável em matéria de eficácia do investimento assumido em 2013, não só devido ao elevado número de focos de incêndio precocemente detetados, como também o alargamento da área de intervenção, com uma significativa extensão para norte do Parque Natural Sintra-Cascais.

O Centro de Controlo do equipamento está instalado no PSML (Parque Sintra-Monte da Lua) e é monitorizado por funcionários da empresa.

Posted in Uncategorized

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *